As primeiras estatísticas de visitantes de 2019 revelam um aumento das viagens ao estrangeiro

Editado: Set 25, 2019 | Etiquetas: Estatísticas de chegadas ao Canadá, Visto para o Canadá, Canadá eTA

Introdução

O instituto de estatística do Canadá divulgou recentemente o primeiro conjunto de dados do seu inquérito sobre viagens dos visitantes de 2019. Estes dados abrangem o primeiro trimestre de 2019 e incluem informações sobre o número de visitantes do Canadá durante este período, de onde vieram, por que razão visitaram o país, quanto tempo permaneceram, quanto gastaram e muito mais. Trata-se de uma ferramenta vital para compreender o papel das viagens e do turismo na economia canadiana, e as estatísticas do primeiro trimestre dão uma imagem interessante da importância dos visitantes internacionais.

Diminuição do número de visitantes associada à redução das viagens aos EUA

Em comparação com o primeiro trimestre de 2018, o número de visitantes estrangeiros no primeiro trimestre de 2019 diminuiu ligeiramente, registando uma redução de 0,6% para 4,8 milhões de visitas. No entanto, um olhar mais atento às estatísticas dos visitantes revela que os diferentes grupos de viajantes se comportaram de forma bastante diferente durante este período. O declínio das viagens resultou de uma diminuição dos visitantes dos EUA ao Canadá. Sendo o vizinho mais próximo do Canadá, os EUA são responsáveis pela maioria dos seus visitantes, com os viajantes da América a representarem 3,8 milhões dos 4,8 milhões de visitas no trimestre. No entanto, este número representa um declínio de 1,4% em relação ao mesmo período de 2018. Uma possível explicação para este declínio pode ser o mau tempo que afectou o oeste e o centro do Canadá e o noroeste dos EUA durante os meses de inverno, tornando os americanos menos propensos a viajar.

Aumento do número de visitantes estrangeiros

Em contrapartida, os visitantes do Canadá provenientes de outros países que não os EUA aumentaram durante este período. Os viajantes do exterior para o Canadá fizeram 1 milhão de viagens no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2018. Os visitantes vieram de uma ampla gama de países diferentes, com a maior parte vindo da Ásia e Oceania (446.000 viagens) e da Europa (385.000 viagens). Os cinco principais países foram a China, o Reino Unido, a França, o México e a Austrália, tendo a Índia, o Japão e a Alemanha também registado um grande número de visitantes.

Os visitantes estrangeiros gastam mais

Embora os visitantes estrangeiros tenham representado apenas 20,8% dos viajantes para o Canadá no primeiro trimestre de 2019, gastaram muito mais por viagem, contribuindo com 1,6 mil milhões de dólares, mais de metade dos 3 mil milhões de dólares gastos pelos viajantes estrangeiros durante este período. Em comparação com os visitantes dos EUA, os visitantes estrangeiros ficaram mais tempo e gastaram muito mais, gastando uma média de 1.600 dólares por viagem, em comparação com apenas 370 dólares para os viajantes dos EUA. Enquanto o visitante médio dos EUA fica apenas quatro noites, a viagem média de um visitante estrangeiro é de 22 noites. Consequentemente, as visitas dos viajantes estrangeiros tiveram um impacto económico muito elevado em relação ao seu número.

Motivos da visita

Os visitantes estrangeiros vêm ao Canadá por muitas razões diferentes, mas a mais comum é para visitar amigos ou familiares. Mais de um terço de todas as visitas de viajantes estrangeiros durante este período foi para visitar amigos ou familiares. O turismo ficou em segundo lugar, com 277.000 viagens por prazer ou lazer. As viagens por outros motivos pessoais representaram 187.000 viagens, seguidas das viagens de negócios com 176.000 viagens. Este padrão de viagens difere do padrão dos visitantes dos Estados Unidos; o prazer ou o lazer foi o principal motivo de visitas ao Canadá a partir dos EUA durante este período, seguido dos negócios. Apenas 780.000 viagens dos EUA - cerca de 20,5% do total - foram para visitar parentes ou amigos, embora este número tenha representado um aumento em relação ao mesmo período de 2018.

Destinos

Ontário e Colúmbia Britânica foram as duas províncias que mais ganharam com as viagens de estrangeiros durante o primeiro trimestre de 2019, com a região de Vancouver, Costa e Montanhas sendo a área de turismo mais lucrativa. Isso se aplica tanto aos visitantes dos EUA quanto aos visitantes estrangeiros; por exemplo, os viajantes da China gastaram US $ 142 milhões na região de Vancouver, Costa e Montanhas e US $ 60,4 milhões na área da Grande Toronto.

Implicações

As estatísticas de visitantes do Canadá para o primeiro trimestre de 2019 fornecem informações detalhadas sobre os padrões de viagem e gastos dos visitantes. Uma das conclusões mais evidentes é que a importância dos visitantes estrangeiros está a aumentar. Não só o número de viajantes estrangeiros aumentou durante este período, como também o elevado nível de despesas por visitante significou que cada novo viajante teve um impacto proporcionalmente maior na economia do que um visitante individual dos Estados Unidos.

As alterações nos padrões de viagem dos EUA sugerem que os padrões de viagem ao estrangeiro podem ser mais estáveis do que os dos EUA: dada a proximidade do Canadá e as viagens mais curtas e menos dispendiosas envolvidas, os visitantes dos EUA podem estar mais dispostos a escolher um destino alternativo ou a ficar em casa quando confrontados com factores dissuasores como as condições meteorológicas. Em contrapartida, os visitantes estrangeiros, que normalmente planeiam viagens mais longas para visitar familiares, poderiam ser menos influenciados por estes factores.

A prevalência de amigos e familiares como motivo de visita entre os visitantes estrangeiros também sugere que uma população canadiana com maiores laços com um mundo mais vasto tem benefícios adicionais para a economia. Os viajantes que visitam familiares ou amigos gastam dinheiro em alojamento, refeições, presentes, entretenimento, viagens e muito mais, contribuindo com centenas de milhões de dólares para as economias locais. Embora ainda não saibamos quais serão os números para o resto de 2019, os dados do primeiro trimestre sugerem que as viagens ao estrangeiro desempenharão um papel importante, com as correspondentes implicações para as políticas de viagens do Canadá.