Direitos dos passageiros aéreos em voos para o Canadá

Editado: Jan 09, 2024 | Etiquetas: Canadá Restrições de viagem, Direitos dos passageiros aéreos

Para quem viaja de e para o Canadá, a Agência Canadiana de Transportes (CTA) supervisiona as regras e os direitos relativos aos voos. Existe uma grande quantidade de informação disponível para garantir que os passageiros compreendem os regulamentos e os seus direitos quando estão a viajar, que estão resumidos aqui para referência.

Air Passenger Rights when flying to Canada
Direitos dos passageiros aéreos quando voam para o Canadá

Comunicação clara

As companhias aéreas têm a obrigação de comunicar claramente com todos os passageiros, o que inclui informar os clientes sobre as políticas relativas a cancelamentos, atrasos, lugares para menores, bagagem perdida ou danificada e motivos de recusa de embarque, quando aplicável. Devem definir claramente os direitos dos passageiros, bem como as formas de retificar os problemas. É igualmente obrigatório informar os viajantes dos motivos de qualquer perturbação dos voos. As companhias aéreas são igualmente obrigadas a fornecer aos passageiros actualizações regulares da situação em caso de atraso e a assegurar a existência de canais de comunicação adequados para as pessoas com deficiência.

Atrasos e cancelamentos

Quando um voo é cancelado ou atrasado, a companhia aérea deve explicar aos passageiros os motivos do cancelamento ou do atraso, as normas e condições com que podem contar, se for caso disso, e os níveis mínimos de indemnização que podem reclamar, se for caso disso. Além disso, a companhia aérea deve explicar o recurso que o passageiro tem contra a companhia aérea e as opções que tem com a CTA.

É igualmente importante que a companhia aérea forneça um novo voo quando este estiver disponível e, se um voo estiver atrasado, deve fornecer uma atualização de 30 em 30 minutos até ser dada uma nova hora de partida ou até terem sido tomadas medidas de viagem alternativas.

Quando o motivo do cancelamento ou do atraso estiver sujeito ao controlo da companhia aérea e não estiver relacionado com a segurança, os clientes têm direito a um reembolso ou a uma nova reserva do voo. Quando uma alteração de voo, como um cancelamento ou um atraso, estiver fora do controlo da companhia aérea, os passageiros têm direito a uma nova reserva.

Quando o embarque é recusado devido a colisão

Em determinadas circunstâncias, o número de lugares disponíveis num avião é inferior ao número de passageiros que efectuaram a reserva junto da companhia aérea e que chegaram a tempo com a documentação relevante. Esta situação é conhecida como "bumping" e existem regras específicas que se aplicam a esta situação. Em primeiro lugar, a companhia aérea deve, numa primeira fase, pedir voluntários que estejam dispostos a mudar de voo e, quando os voluntários são confirmados, a companhia aérea deve fornecer-lhes um novo itinerário com o novo estatuto e os novos dados.

Se não for possível encontrar voluntários, a companhia aérea deve adotar um procedimento de embarque prioritário para escolher os passageiros que devem ser "saltados". Este procedimento pode incluir, por exemplo, pessoas com deficiência, famílias e menores não acompanhados. Além disso, a companhia aérea não deve retirar os passageiros que já se encontram a bordo, exceto por razões de segurança, proteção ou saúde.

Os passageiros que são "transportados em excesso" têm direito a um determinado nível de indemnização e a uma nova reserva ou reembolso, e a companhia aérea deve comunicar claramente estes termos e condições.

Atrasos na pista

Se ocorrer um atraso quando as portas do avião já estiverem fechadas e prontas para a descolagem, esse atraso é conhecido como "atraso no asfalto" e as companhias aéreas devem proporcionar condições obrigatórias nestas circunstâncias, incluindo: acesso a casas de banho; aquecimento, arrefecimento e ventilação adequados; quantidades apropriadas de alimentos e bebidas, e devem também facilitar formas de os passageiros comunicarem com outras pessoas que não estejam no avião, sempre que possível.

Se o atraso for igual ou superior a 3 horas, o avião deve regressar à porta de embarque para desembarque. As excepções ocorrem em circunstâncias em que tal não seja viável por razões de segurança ou se houver a possibilidade de o avião descolar num período de até 45 minutos após o atraso de 3 horas.

Recusa de transporte

Para garantir que, ao chegar à porta de embarque, não lhe seja recusado o direito ao transporte, é imperativo que tenha documentos de viagem relevantes e válidos, como o seu passaporte e uma autorização de viagem válida, como o eTA do Canadá ou um visto de visitante. Deve também comportar-se de forma adequada e não falhar os prazos de registo e embarque. No entanto, para evitar quaisquer motivos adicionais de recusa de viagem, é necessário que os passageiros verifiquem as regras da companhia aérea antes do voo e tentem evitar atrasos na deslocação para o aeroporto.

Termos e condições dos bilhetes de avião

Os clientes que compram bilhetes de avião devem analisar os termos e condições dos seus bilhetes, uma vez que algumas companhias aéreas cobram taxas aos passageiros que pretendam alterar os planos de voo. Os custos basear-se-ão no tipo de bilhete adquirido, na disponibilidade e no preço de uma nova reserva, bem como nos impostos e taxas adicionais, quando aplicáveis.

Restrições de viagem

Uma reserva não constitui um meio de viagem e é apenas um registo da transação com uma determinada companhia aérea. Quando um pagamento é recebido, é efectuada uma reserva e a companhia aérea emite bilhetes associados à reserva, permitindo que o cliente viaje.

É importante verificar todos os dados da reserva que lhe foram fornecidos antes de os bilhetes serem emitidos pela companhia aérea, quer tenha feito a reserva diretamente com a companhia aérea ou através de um sítio Web de reserva de viagens de terceiros. Verifique se o seu nome está escrito corretamente e se corresponde ao seu passaporte e outros documentos, e se as informações apresentadas estão correctas.

Bagagem danificada, atrasada ou extraviada

É inevitável que a bagagem seja por vezes danificada, atrasada ou perdida por uma companhia aérea. Nestas circunstâncias, os passageiros devem contactar a companhia aérea e enviar uma reclamação por escrito no prazo de 7 dias quando a bagagem tiver sido danificada. No caso de bagagem perdida, a reclamação deve ser apresentada no prazo de 21 dias. Por conseguinte, se tiver problemas com a bagagem, é importante informar-se sobre o prazo para a apresentação de reclamações da companhia aérea, caso contrário esta poderá não honrar a reclamação se esta for efectuada fora do prazo estabelecido. Se a bagagem estiver danificada, atrasada ou perdida, os pedidos de indemnização por despesas incorridas estão limitados a cerca de $2.300.

Crianças com menos de 14 anos: assento com um dos pais ou tutor

As companhias aéreas têm agora a obrigação de garantir que as crianças com menos de 14 anos sejam acomodadas perto de um dos pais, tutor ou encarregado de educação. A distância a que uma criança é colocada do seu pai ou tutor dependerá da idade da criança na altura da viagem. As crianças com menos de 5 anos devem ser colocadas num lugar ao lado de um dos pais, tutor ou encarregado de educação. As crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos têm de estar na mesma fila que um dos pais ou tutor e não podem estar separadas por mais de uma fila. As crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos não podem estar a mais de uma fila de distância de um dos pais ou de um tutor semelhante.

Menores não acompanhados

Algumas companhias de aviação aceitam crianças dos 5 aos 11 anos não acompanhadas e fornecem uma escolta durante o check-in e a chegada ao aeroporto de destino. No entanto, normalmente é cobrada uma taxa, pelo que é importante verificar as condições e taxas da companhia aérea antes de reservar voos para crianças não acompanhadas.

Quando se trata de viagens internacionais, as companhias aéreas devem fornecer uma política relativa a menores não acompanhados. Não devem permitir que crianças com menos de 5 anos viajem sem um dos pais ou um tutor e a pessoa que acompanha a criança deve ter pelo menos 16 anos de idade.

Transporte de instrumentos musicais

As companhias aéreas devem ter uma política em vigor relativamente ao transporte de instrumentos musicais. Devem incluir a taxa correcta nos seus termos e condições, incluindo restrições de tamanho, peso e quantidade, bem como opções quando um voo é remarcado.

Oferta de transporte acessível

As pessoas com deficiência têm direitos fundamentais à acessibilidade quando viajam numa rede de transportes canadiana. Este direito deve estar claramente descrito nas políticas e procedimentos da companhia aérea. O CTA presta assistência em caso de dúvidas ou queixas relacionadas com voos de e para o Canadá. O CTA também presta assistência aos transportes por autocarro, comboio e ferry que operam entre territórios ou províncias ou entre os EUA e o Canadá, bem como às estações ferroviárias e ferries e às empresas de autocarros localizadas no Canadá.

Publicidade com tudo incluído

Qualquer viagem publicitada no Canadá, ou com origem no país, deve apresentar preços aéreos com tudo incluído em toda a literatura promocional. Esta deve incluir o preço total, incluindo todas as taxas, impostos e encargos, uma descrição mínima dos serviços aéreos oferecidos, de modo a indicar o ponto de origem e de destino, bem como especificar se o serviço é de ida, de ida e volta ou de ida e volta. O anunciante deve também indicar quaisquer limitações de viagem ou períodos de disponibilidade para as ofertas promovidas.

Conclusão

Este artigo apresenta uma breve análise dos direitos dos passageiros que viajam de ou para o Canadá. Os viajantes devem informar-se sobre os seus direitos. Em caso de violação de uma regra ou lei, os viajantes podem apresentar uma queixa à CTA relativamente à ação de uma companhia aérea que viole os seus direitos e, se necessário, recorrer à assistência da CTA.