Estatísticas de viajantes do Canadá em 2018

Editado: Out 11, 2019 | Etiquetas: Estatísticas de Turismo do Canadá, Estatísticas de Chegadas ao Canadá

Introdução

A Statistics Canada publicou o seu relatório sobre o número de viajantes que visitaram o Canadá em 2018, e os resultados traçam um quadro informativo do estado da indústria de viagens e turismo do Canadá, bem como dos gastos e hábitos de viagem dos visitantes internacionais. Os visitantes do Canadá vieram de todo o mundo e contribuíram com mais de 20 mil milhões de dólares para a economia do país.

Os EUA lideram o número de visitantes

Não é de surpreender que o vizinho mais próximo do Canadá tenha fornecido a maioria dos visitantes internacionais. De facto, dos 31,3 milhões de viajantes de outros países que visitaram o Canadá em 2018, 27.412.000 vieram dos Estados Unidos, o que representa mais de 87,5% dos visitantes. Mais de dois terços destes visitantes dos Estados Unidos chegaram ao Canadá de carro, outros 22,4% chegaram por via aérea e os restantes por outros meios. Embora os viajantes americanos representem a grande maioria dos visitantes do Canadá, não são responsáveis pela maioria das despesas dos visitantes: Os viajantes americanos gastaram 10,6 mil milhões de dólares no Canadá em 2018, um pouco menos do que os visitantes de países estrangeiros.

Visitantes estrangeiros

Embora os visitantes do Canadá sejam predominantemente provenientes dos EUA, os visitantes estrangeiros também tiveram um grande impacto na economia canadiana em 2018. A seguir aos EUA, a Grã-Bretanha, a China, a França e a Alemanha foram os maiores contribuintes para as viagens internacionais do Canadá. 814.000 pessoas viajaram para o Canadá vindas do Reino Unido, 757.000 da China, 611.000 de França e 417.000 da Alemanha. Embora estes visitantes estrangeiros tenham representado apenas uma pequena fração do número de viajantes em 2018, tiveram um efeito desproporcionado na economia em comparação com os visitantes dos EUA, devido à elevada percentagem de despesas que representaram. Os visitantes estrangeiros do Canadá gastaram 11,1 mil milhões de dólares, ultrapassando os seus homólogos americanos, apesar do seu número muito inferior. Como era de esperar, também chegaram de formas diferentes, com 84,2% dos visitantes internacionais a chegarem por via aérea. Os restantes visitantes chegaram por outras vias, incluindo a rodoviária, a marítima e a ferroviária.

Destinos populares

As visitas de viajantes estrangeiros ao Canadá não se distribuíram igualmente por todo o país. Quer chegassem como turistas, quer viajassem em negócios, quer fossem visitar amigos ou familiares, os visitantes tendiam a concentrar-se num pequeno número de áreas específicas. Apenas três províncias foram responsáveis por quase três quartos de todas as visitas. O Ontário liderou a classificação com 43,8% das visitas, seguido da Colúmbia Britânica com 24,1% e do Quebeque com 14,2%.

Despesas dos visitantes

Os visitantes estrangeiros no Canadá gastaram mais de 21 mil milhões de dólares em 2018. A principal área de despesa foi o alojamento, que representou 37,1% do total das despesas destes viajantes. A alimentação e as bebidas constituíram a segunda maior categoria de despesas, com 25,3%. Os transportes representaram 12,8% do total das despesas, 12,4% foram gastos em vestuário e presentes e 9,7% em actividades recreativas. Tendo em conta o montante total, mesmo a categoria principal mais pequena, a recreação, registou mais de mil milhões de dólares em despesas.

Conclusões

Estes números demonstram a importância das viagens internacionais. Com mais de 20 mil milhões de dólares gastos por viajantes estrangeiros, demonstram que as viagens internacionais desempenham um papel significativo na economia do Canadá. Revelam também as complexidades destes viajantes internacionais, revelando uma disparidade importante entre os dois principais grupos de visitantes. Embora os viajantes americanos constituam a grande maioria dos estrangeiros que visitam o Canadá, gastaram muito menos por visita, presumivelmente em resultado de viagens mais curtas a partir de pontos de partida mais próximos. Os diferentes padrões de viagem e de gastos entre os visitantes americanos e estrangeiros significam que as estratégias de turismo e de viagens do Canadá precisam de ser capazes de ter em conta dois - ou mais - padrões diferentes de viagem. Ao compreender quem são os visitantes do Canadá, de onde vêm, para onde vão e em que gastam o seu dinheiro, o Canadá pode definir uma política de viagens que satisfaça as necessidades dos visitantes e das empresas canadianas.