Marco Mendicino é o novo Ministro da Imigração do Canadá

Editado: Nov 27, 2019 | Etiquetas: Imigração para o Canadá, IRCC

Introdução

O Primeiro-Ministro nomeou o novo Ministro da Imigração, dos Refugiados e da Cidadania (IRCC) do Canadá. Marco Mendicino substitui o ministro cessante Ahmed Hussen, que assumirá o cargo de Ministro da Família, da Infância e do Desenvolvimento Social. Mendicino tomou posse em 20 de novembro.

Mendicino, ele próprio filho de imigrantes italianos, representa a região de Eglington-Lawrence, em Toronto, desde 2015. Este é o seu primeiro cargo no governo; no parlamento anterior, foi secretário parlamentar do Ministro das Infra-estruturas e do Ministro da Justiça. Antes de se candidatar às eleições, seguiu uma carreira jurídica, incluindo um período de dez anos como procurador federal que o viu trabalhar no caso de terror Toronto 18. Assume um papel importante como diretor da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). Mendicino será agora responsável pela execução da política de imigração dos liberais. O principal desafio no seu caminho será o facto de Trudeau chefiar um governo liberal minoritário. Para aprovar legislação, o governo terá de assegurar os votos da oposição, o que significa que os liberais - e Mendicino em particular - terão de ser capazes de persuadir os partidos da oposição dos benefícios das suas políticas de imigração.

Os primeiros passos de Mendicino como Ministro do IRCC

Ao assumir o seu novo cargo, a agenda de Mendicino basear-se-á nas promessas de imigração feitas pelos Liberais durante a campanha. Estas são, em grande parte, extensões da política liberal existente, que tem sido a de expandir gradualmente o nível de imigração de modo a satisfazer as necessidades económicas do Canadá, aumentando simultaneamente o número de refugiados na mistura de recém-chegados. Mais especificamente, Mendicino será encarregado de levar a cabo cinco políticas fundamentais enumeradas durante a campanha.

O novo ministro terá como objetivo aumentar a imigração de forma constante mas não dramática; os candidatos liberais têm repetidamente apelidado os aumentos de "modestos" e "razoáveis". Em termos práticos, isto significa expandir os números da imigração para atingir um objetivo projetado de 350.000 por ano em 2021, contra 330.800 em 2019. Mendicino também tentará implementar o Programa Municipal de Nomeação proposto, que permitirá às cidades e vilas patrocinar imigrantes seleccionados de uma forma semelhante ao papel das províncias no sistema atual. Este programa funcionaria em paralelo com o atual processo de nomeação provincial, com 5.000 vagas adicionais disponíveis todos os anos. Além disso, espera-se que Mendicino transforme o Programa Piloto de Imigração do Atlântico, concebido para ajudar a combater o declínio da população nas províncias marítimas, de um programa piloto temporário num elemento permanente da política de imigração canadiana.

Acções relativas aos pedidos de cidadania

Uma das maiores rubricas orçamentais da lista de Mendicino será a abolição da taxa de pedido de cidadania. Atualmente, esta taxa é de $530 para um adulto, com uma taxa adicional de $100 para o "direito de cidadania", e a sua abolição para tornar a cidadania mais acessível às famílias com baixos rendimentos, especialmente aos refugiados, foi uma importante promessa de campanha dos liberais. No entanto, os conservadores e outros poderão opor-se ao custo que a eliminação da taxa representa, que poderá ascender a 100 milhões de dólares por ano. Atualmente, não é claro quantos resistentes o Governo poderá ter de persuadir: muitos estão insatisfeitos com o rápido aumento das taxas, especialmente porque a taxa de pedido de cidadania era de apenas 100 dólares em 2014.

Cooperação com os aliados em matéria de políticas de imigração

A nível internacional, Mendicino terá de gerir o Acordo de Segurança para Terceiros Países do Canadá com os Estados Unidos. Estabelecido em 2004, o Acordo estabelece que, com algumas excepções, os recém-chegados que pretendam solicitar o estatuto de refugiado devem apresentar o seu pedido no primeiro país a que chegam; assim, uma pessoa que chegue ao Canadá vinda dos Estados Unidos e que pretenda solicitar o estatuto de refugiado será reenviada para os EUA para aí apresentar o seu pedido. No entanto, a alteração da política de refugiados dos EUA levou muitos activistas canadianos da imigração a pedir a suspensão do acordo. Em 2017 e 2018, mais de 40 000 potenciais requerentes de asilo tentaram atravessar a fronteira entre os EUA e o Canadá noutros locais que não os postos de controlo fronteiriços. Embora esta forma de atravessar a fronteira contorne o Acordo sobre Países Terceiros Seguros e possa dar aos recém-chegados o direito à proteção ao abrigo da Lei de Imigração e Proteção dos Refugiados, pode ser perigosa, tendo sido manifestadas preocupações quanto à capacidade do Canadá para receber estes refugiados em segurança. Lidar com a situação na fronteira será uma das tarefas mais importantes de Mendicino - e possivelmente uma tarefa polémica.

Conclusão

A escolha de Mendicino para este importante cargo é coerente com muitas das outras escolhas do Governo de Trudeau; trata-se de um político capaz que projecta uma aura de profissionalismo seguro. O Governo considera que o antigo procurador é um orador dotado e, no passado, encarregou-o de defender as suas políticas na televisão. Também tem a reputação de ser um lutador político; ganhou uma luta de nomeação muito disputada em 2015 e co-presidiu a campanha liberal bem sucedida em Ontário. Para pôr em prática a política de imigração de um governo minoritário, precisará das suas capacidades políticas e de comunicação.