Negociações de greve prometem restabelecimento do serviço

Editado: Mai 05, 2023 | Etiquetas: Imigração para o Canadá, Processamento de vistos para o Canadá

O fim de uma greve que levou muitos trabalhadores da administração pública a não trabalhar durante quase duas semanas dá esperança de que se ponha fim aos atrasos em muitos serviços de imigração. A partir de 1 de maio, os membros da Public Service Alliance of Canada (PSAC) regressarão ao trabalho, pondo fim a uma ação laboral que levou mais de 150 000 membros do sindicato a fazerem piquete de greve.

Serviços afectados

A PSAC, o maior sindicato de trabalhadores do sector público federal e um dos maiores sindicatos do Canadá, representa trabalhadores de uma vasta gama de departamentos governamentais, incluindo a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), a agência de imigração do Canadá. Com cerca de 155.000 dos mais de 230.000 membros do PSAC em greve, foram afectados vários serviços do IRCC e de departamentos afins, como o Employment and Social Development Canada (ESDC). O IRCC avisou os utentes de que a greve iria atrasar os serviços, incluindo as cerimónias de cidadania, as consultas presenciais e o tratamento dos pedidos. Outros serviços de imigração canadianos afectados incluíam serviços nos consulados canadianos no estrangeiro, como a renovação de passaportes, bem como serviços de passaportes no próprio Canadá. Outras tarefas administrativas, como os pedidos efectuados ao abrigo da Lei da Informação, sofreram atrasos semelhantes.

Apesar dos atrasos causados pela greve, alguns serviços do IRCC não foram afectados. A apresentação de pedidos de prorrogação da estadia no Canadá através do portal em linha do IRCC foi possível durante toda a greve, embora os prazos de tratamento dos pedidos possam ter sido mais longos do que o habitual. Além disso, a falta de pessoal não atrasou o mais recente sorteio do Express Entry, realizado a 26 de abril, em que o IRCC emitiu 3.500 convites para apresentação de pedidos (ITAs) de residência permanente no Canadá.

Origens da greve

A greve resulta de uma votação do PSAC durante a primavera. Quando as negociações entre o PSAC e o governo federal não chegaram a um acordo satisfatório, os membros do sindicato, incluindo os trabalhadores da imigração canadiana, votaram a favor de uma greve. Entre os pontos de desacordo entre o PSAC e o governo encontravam-se questões como os salários, a prevenção de despedimentos e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Um dos principais pontos de discórdia foi a questão do trabalho à distância. Muitos trabalhadores das agências governamentais começaram a trabalhar à distância durante a pandemia de Covid-19; embora o governo quisesse que estes trabalhadores regressassem ao escritório, o PSAC insistiu que podiam continuar a trabalhar eficazmente a partir de casa.

Negociações de greve

O acordo entre o Governo e o PSAC ainda tem de ser votado pelos membros do sindicato, mas os relatórios preliminares sugerem que contém um aumento salarial de 12,6%, composto por quatro anos. Este aumento é fundamental para satisfazer a exigência do sindicato de um acordo salarial que possa fazer face ao aumento do custo de vida no Canadá. Além disso, o Conselho do Tesouro e os negociadores do PSAC parecem ter chegado a um compromisso sobre a questão do trabalho remoto. Outras áreas de acordo incluíram a criação de um comité conjunto para analisar a formação relacionada com a igualdade, a diversidade e a inclusão, bem como a proteção contra a perda de emprego dos membros do PSAC quando o trabalho é atribuído a contratantes.

Apesar deste acordo, nem todos os 155.000 membros grevistas do PSAC regressaram ao trabalho. Um grupo de trabalhadores em greve continua a negociar, deixando cerca de 35.000 trabalhadores ainda em greve. No entanto, este grupo não inclui nenhum trabalhador do IRCC.

Possibilidade de atrasos contínuos

Embora os trabalhadores grevistas tenham regressado ao escritório - ou ao escritório central - os efeitos da greve no sistema de imigração do Canadá podem ainda fazer-se sentir durante algum tempo. Os atrasos acumulados durante a greve poderão demorar algum tempo a ser resolvidos, o que resultará em tempos de espera mais longos para alguns serviços. A duração exacta destes atrasos é incerta, mas o IRCC alertou para o facto de as perturbações poderem durar "nos próximos dias e semanas", o que sugere que os atrasos serão relativamente curtos. Ainda assim, os utilizadores dos serviços devem ter o cuidado de apresentar os pedidos ou planear as marcações o mais cedo possível para evitar que os atrasos causem problemas.

Apesar da ligeira possibilidade de futuros atrasos e das perturbações mais significativas causadas durante a greve, a greve do PSAC está agora praticamente resolvida, o que significa que as perturbações nos serviços governamentais já devem estar a diminuir. Os utilizadores dos serviços do IRCC poderão efetuar marcações presenciais, ter os seus pedidos processados e muito mais, enquanto os funcionários do IRCC regressarão ao trabalho com um acordo que os ajuda a proteger do aumento do custo de vida e lhes permite trabalhar de forma flexível.