Preciso de um eTA para navegar para ou à volta do Canadá?

Editado: Jan 10, 2024 | Etiquetas: Requisitos de entrada no Canadá, Requisitos eTA do Canadá

Quer esteja a planear uma aventura num iate privado ou uma expedição num barco público, é vital compreender os requisitos para entrar nas águas canadianas. Especificamente, pode perguntar-se se a Autorização Eletrónica de Viagem (eTA), normalmente exigida para viagens aéreas, também se aplica às entradas marítimas. Este artigo procura esclarecer a necessidade de uma eTA e outras considerações cruciais de imigração quando se navega para o Canadá.

A eTA: uma visão geral

A eTA do Canadá é um requisito para entrar no Canadá por via aérea. Destina-se a permitir viagens sem visto para aqueles que não necessitam de visto para entrar no país. Está ligada eletronicamente ao passaporte do viajante e é válida por cinco anos ou até à data de expiração do passaporte. A eTA facilita a viagem e acelera o processo de entrada no Canadá.

Os marinheiros precisam de uma eTA?

Aqui está o ponto-chave: o requisito da eTA só se aplica a viagens aéreas. Os viajantes que chegam por via marítima não necessitam de uma eTA. Quer esteja a bordo de um iate privado ou de um barco público, se estiver a navegar diretamente para o Canadá, o requisito da eTA não se aplica. Em vez disso, terá de cumprir outros protocolos de imigração, consoante a sua nacionalidade e o tipo de embarcação em que viaja.

Documentação necessária para marinheiros

Embora a eTA possa não ser necessária, todos os cidadãos estrangeiros que viajam para o Canadá devem possuir documentos de identificação e de viagem adequados. Deve ter um passaporte válido e possivelmente um visto, dependendo da sua nacionalidade. Além disso, deve também levar consigo qualquer outra documentação relevante, como a sua licença ou autorização de navegação. Para os cidadãos americanos, um documento em conformidade com a Western Hemisphere Travel Initiative (WHTI) pode ser suficiente.

Apresentação à Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA)

Aquando da chegada ao Canadá, todas as embarcações devem apresentar-se à Agência dos Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA). No caso de embarcações privadas, o capitão da embarcação é responsável por apresentar um relatório ao Telecentro da CBSA no local/marina de apresentação de relatórios telefónicos imediatamente após a chegada às águas canadianas. A não apresentação de um relatório pode resultar em sanções severas, incluindo coimas, apreensão da embarcação ou acusações criminais.

As embarcações públicas ou comerciais, por outro lado, têm geralmente protocolos específicos de imigração e alfândega a seguir, que incluem avisos antes da chegada, manifestos da tripulação e dos passageiros, entre outros. Como passageiro, o operador do barco ou a tripulação guiá-lo-á ao longo do processo.

Outras considerações sobre a entrada

Embora não necessite de uma eTA para navegar, tem de cumprir os critérios de admissibilidade padrão para entrar no Canadá. Isto inclui provar a sua intenção de deixar o Canadá no final da sua visita, ter fundos suficientes para a sua estadia e não representar um risco de segurança.

O funcionário da CBSA no porto de entrada avaliará a sua admissibilidade. Qualquer registo criminal, incluindo condenações por condução sob o efeito do álcool, pode afetar a sua admissibilidade. Recomenda-se que consulte um advogado de imigração se tiver alguma dúvida.

Conclusão

No final das contas, navegar para o Canadá, seja num iate privado ou num barco público, não requer um eTA do Canadá. Em vez disso, os velejadores devem concentrar-se em levar documentos de identificação e de viagem adequados e em apresentar-se corretamente ao CBSA à chegada. Ao compreender estes requisitos, pode garantir uma viagem tranquila e uma calorosa receção canadiana à sua chegada ao país.