Editado: Jan 09, 2024
Enquanto viajante com mobilidade, audição, visão ou qualquer outra forma de deficiência, é importante compreender que os diferentes países têm normas diferentes em matéria de deficiência. Muitos não estão em condições de oferecer acesso a cadeiras de rodas ou outros serviços de que os viajantes com deficiência possam necessitar. Recomenda-se que, antes de viajar, analise o tipo de serviços para deficientes oferecidos nas companhias aéreas e nos aeroportos. Este guia fornece um resumo destes serviços, bem como informações sobre como pedir apoio às companhias aéreas.
Viajar para o Canadá com uma pessoa com deficiência requer um planeamento cuidadoso e consideração para garantir uma experiência confortável e agradável. O Canadá é conhecido pela sua inclusão e acessibilidade, oferecendo inúmeras instalações e serviços para viajantes com deficiência. Este guia completo tem por objetivo ajudá-lo a planear a sua viagem, salientando as considerações e conselhos essenciais para uma viagem tranquila.
O Canadá dá prioridade à acessibilidade e implementou leis e regulamentos para garantir que os espaços e serviços públicos são acessíveis a todos, incluindo os portadores de deficiência. Este compromisso estende-se aos serviços de transporte, alojamentos e atracções turísticas. No entanto, o grau de acessibilidade pode variar entre as diferentes províncias e territórios, por isso é importante pesquisar o seu destino específico com antecedência.
Comece por pesquisar a acessibilidade do seu destino. Informe-se sobre as opções de transporte, alojamento e atracções turísticas que pretende visitar. Muitos locais têm informações específicas sobre acessibilidade nos seus sítios Web, ou pode contactá-los diretamente para obter informações mais detalhadas.
É fundamental obter um seguro de viagem completo que cubra as suas necessidades específicas e qualquer equipamento médico. Certifique-se de que a sua apólice de seguro cobre emergências médicas, perda ou danos no equipamento e cancelamento ou interrupção da viagem.
Consulte o seu prestador de cuidados de saúde antes da sua viagem. Certifique-se de que tem medicamentos e provisões suficientes para a duração da sua estadia, juntamente com uma cópia das suas receitas e um atestado médico. Também é aconselhável ter um resumo do seu historial médico e quaisquer instruções de cuidados específicos.
Ao reservar voos, informe a companhia aérea das suas necessidades específicas para que esta possa tomar as providências necessárias. As companhias aéreas canadianas, como a Air Canada, são obrigadas a prestar assistência, incluindo no embarque e desembarque, na transferência entre lugares e na arrumação da bagagem de mão. Se estiver a viajar com um auxiliar de mobilidade ou outro equipamento médico, verifique a política da companhia aérea a este respeito.
No Canadá, muitas cidades têm sistemas de transportes públicos acessíveis, incluindo autocarros, comboios e metro. No entanto, a disponibilidade e o nível de acessibilidade podem variar. Para uma viagem mais personalizada, considere alugar um veículo acessível ou utilizar serviços de táxi que ofereçam veículos acessíveis.
O Canadá oferece uma variedade de opções de alojamento acessível, desde hotéis a casas de hóspedes e propriedades de aluguer. Ao reservar a sua estadia, informe-se sobre as características específicas de acessibilidade, tais como rampas para cadeiras de rodas, casas de banho acessíveis e elevadores. Também vale a pena perguntar sobre os procedimentos de emergência e se os animais de serviço são bem-vindos.
As principais atracções tur ísticas do Canadá oferecem geralmente boa acessibilidade, mas é sempre melhor verificar com antecedência. Muitos locais oferecem visitas guiadas acessíveis, acesso prioritário e equipamento especializado para melhorar a experiência dos visitantes com deficiência.
Se estiver interessado em explorar a beleza natural do Canadá, muitos parques nacionais e locais ao ar livre oferecem trilhos e instalações acessíveis. A Parks Canada pode fornecer informações sobre a acessibilidade de parques específicos e áreas ao ar livre.
O inglês e o francês são as línguas oficiais do Canadá. Se tiver necessidades de comunicação, considere levar uma aplicação ou dispositivo de tradução de línguas, especialmente se viajar para regiões predominantemente francófonas.
Familiarize-se com os serviços de emergência no Canadá. O número de emergência geral é o 911, que é acessível a pessoas com deficiências auditivas ou de fala. Certifique-se de que sabe como explicar a sua localização e estado numa emergência.
É importante compreender os seus direitos legais enquanto viajante com deficiência no Canadá. A Lei Canadiana dos Direitos Humanos e a Lei da Acessibilidade para os Ontarianos com Deficiência são duas legislações fundamentais que protegem os direitos das pessoas com deficiência.
Se se deparar com barreiras de acessibilidade ou discriminação, contacte os grupos de defesa locais ou os serviços jurídicos. Estes podem fornecer orientação e apoio na resolução de quaisquer problemas com que se possa deparar.
O Canadá é um país culturalmente diversificado e é geralmente muito acolhedor e inclusivo. No entanto, as normas e atitudes culturais em relação à deficiência podem variar consoante as regiões e comunidades. Ter consciência e respeito por estas diferenças culturais pode melhorar a sua experiência de viagem.
Consulte o seu médico para saber se é ideal para si passar pelos detectores de metais no aeroporto. Isso ajuda-o a determinar se deve pedir uma revista física ou se um agente de segurança lhe deve passar a mão como alternativa.
Durante o processo de reserva do voo, certifique-se de que informa a companhia aérea das suas necessidades para garantir que esta terá tempo suficiente para disponibilizar a assistência de que necessita. O objetivo é facilitar o seu conforto durante o voo, bem como a sua segurança.
Para o transporte do seu equipamento auxiliar de mobilidade ou da cadeira a pilhas, deve ser feito um acordo prévio com a companhia aérea. Contacte previamente o agente de viagens ou a companhia aérea para saber qual é a sua política no que diz respeito a permitir que passageiros com deficiência viajem com os seus animais de serviço.
Todos os medicamentos devem ser colocados na bagagem de mão para simplificar o processo de rastreio. Confirme que todos os medicamentos têm identificadores claros que incluem o seu nome completo. As companhias aéreas tendem geralmente a isentar os medicamentos sujeitos a receita médica das restrições de líquidos. No entanto, terá de se certificar de que os apresenta aos funcionários do rastreio.
Os passageiros que necessitem de assistência adicional para passar pelo ponto de controlo de rastreio antes do embarque devem contactar a companhia aérea com antecedência. Qualquer pessoa que lhe preste assistência deve obter uma autorização ou um passe no balcão de check-in. Deverá também submeter-se ao mesmo processo de rastreio que todos os outros passageiros.
Se não estiver em condições de levantar a bagagem de mão, faça questão de comunicar a mesma informação ao pessoal do check-in quando levantar o seu cartão de embarque. Normalmente, o pessoal da transportadora aérea que está familiarizado com os processos de manuseamento da bagagem deve ser o que oferece a assistência necessária. Isto faz parte das medidas de saúde e segurança instituídas pelas companhias aéreas em todo o mundo.
O processo de rastreio no aeroporto será simplificado se tiver a documentação comprovativa do seu estado atual disponível para inspeção.
À chegada ao aeroporto, dirija-se à fila de segurança para necessidades especiais/família. Os agentes de controlo colocados nestas filas específicas têm formação adequada e estão aptos a prestar-lhe toda a assistência de que possa necessitar. Informe o pessoal de controlo de quaisquer necessidades médicas, de mobilidade, de fala, de audição, de visão ou outras necessidades especiais que possa ter. Não deve hesitar em pedir assistência à transportadora aérea relativamente à sua bagagem de mão e auxiliares de mobilidade enquanto passa pelos vários pontos de controlo. No que diz respeito aos passageiros com necessidades especiais, foram disponibilizadas várias opções de rastreio antes do embarque. Os viajantes com deficiência podem ignorar completamente os detectores de metais e, em vez disso, receber um scanner de corpo inteiro ou um scanner físico utilizando uma varinha de mão. Em alternativa, os agentes das estações de rastreio de segurança podem efetuar uma revista física.
Caso tenha um implante (como uma bomba de insulina ou um pacemaker) ou uma deficiência que não queira que se torne do conhecimento público, certifique-se de que pede ao funcionário que efectua o rastreio para ter alguma discrição. As companhias aéreas podem disponibilizar salas de revista privadas num instante, sempre que seja necessário efetuar uma revista física.
O pessoal de segurança efectuará uma inspeção física da scooter ou cadeira de rodas. Por razões de segurança, poderá também ser necessário efetuar uma deteção de vestígios de explosivos na sua almofada. Isto implica a recolha de algumas amostras da mesma. Se tiver dificuldade em entrar e sair da sua scooter ou cadeira de rodas, estas inspecções podem ser efectuadas enquanto permanece sentado.
Viajar para o Canadá com deficiência implica um planeamento e uma preparação meticulosos, mas a recompensa é uma experiência enriquecedora num dos países mais acessíveis e acolhedores do mundo. Ao pesquisar o seu destino, compreender os seus direitos e preparar-se para vários cenários, pode desfrutar de tudo o que o Canadá tem para oferecer. Quer esteja a explorar cidades vibrantes ou o ar livre, o compromisso do Canadá com a acessibilidade garante que a beleza e a emoção do país estão abertas a todos.
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